Saberes e formação

A Associação Espaço Cultural Vovó Conceição é uma Associação Civil criada há sete anos com a finalidade de apoiar iniciativas culturais de resgate e fortalecimento da cultura negra, voltada aos costumes e religiosos tradicionais do Candomblé – culto de matriz africana na Bahia, de vinculação estreita com o Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho da Federação ou somente Terreiro da Casa Branca, primeiro Terreiro tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

A Associação visa a promoção da cultura dos afrodescendentes, estimulando o conhecimento, a educação e a divulgação dessa produção por meio das diversas linguagens, assegurando, a preservação da memória e do acervo dos bens históricos, artísticos e socioculturais acumulado no universo da cultura da religião de matriz africana.

Nesta perspectiva, a atividade fundadora do Espaço foi a de corte/costura e bordado de matriz africana, de modo a recuperar e repassar costumes antes inerentes à rotina da comunidade e hoje escasseados pela modernização dos tempos. Nesse sentido, oferece espaço para o desenvolvimento de atividades destinadas a formação em corte/costura e  bordado tradicional afro-brasileiro, bem como a comercialização dos produtos e serviços à comunidade interessada.

No entanto, a atividade foi fortalecida com apoio de programas direcionados à cultura, permitindo instalação do maquinário necessário. Assim, a comunidade se apóia no espaço para a troca de saberes e formação, confecção e comercialização dos artigos, o que já acontecia de forma solidária, utilizando-se dos espaços domésticos.


Com o passar dos sete anos desde a fundação, o Espaço veio se tornando também uma  referência para a recuperação da cultura de matriz africana entre outras comunidades de Povos de Terreiros e em ações com crianças e adolescentes, com oficinas temáticas e atividades lúdico-tradicionais, como o toque de atabaques, o simples contar de histórias e a capoeira.